Notícias

Curso de Formação em Direitos Humanos Empodera a Juventude em Montes Claros

Montes Claros, MG - Durante quatro semanas intensas, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) Norte, promoveu um inspirador Curso de Formação: Juventude e Direitos Humanos. Realizado entre os dias 23 de junho e 14 de julho de 2023, o evento reuniu jovens aprendizes da Prefeitura Municipal de Montes Claros e contou com a participação de profissionais de destaque no campo dos direitos humanos. 

    

Equipe Centro de Referência em Direitos Humanos/CRDH Norte e Jovens Aprendizes da Prefeitura Municipal de Montes Claros – PMMC/CIEE/MG – Entrega dos Certificados.

   

O cenário para essa jornada de aprendizado e reflexão foi a Unidade de Aprendizagem do CIEE/MG, localizada na Rua Urbino Viana, 195, sede da Faculdade Anhanguera, que se tornou o epicentro de uma verdadeira transformação social. Coordenando as atividades com dedicação e entusiasmo, estavam as instrutoras de aprendizagem Marlen Noelly, Luana Mota, Karini Barbosa e Amanda Leite, cuja expertise e habilidades de ensino foram fundamentais para o sucesso do curso. 

   

A iniciativa também contou com a participação de profissionais comprometidos em promover a conscientização e a defesa dos direitos humanos. Renata de Cássia Amaral, Educadora Social do CRDH, Aldinei Sebastião Dias Leão, Assessor Jurídico do CRDH, Bruna Emanuele Oliveira, Educadora Social do CRDH, e Lorena Fagundes Gusmão Martins, Agente de Ação Social do CRDH, trouxeram suas perspectivas únicas e enriquecedoras ao evento. 

   

O Curso de Formação: Juventude e Direitos Humanos consistiu em cinco módulos, cada um com duração de quatro horas, totalizando 20 horas de capacitação teórica. O objetivo central era proporcionar um espaço de educação e formação cidadã para os adolescentes e jovens aprendizes, capacitando-os a exercerem uma reflexão crítica sobre seus papéis na sociedade e o impacto que podem gerar em suas comunidades. 

   

O CRDH Norte foi fundamental na condução de debates e discussões participativas, centrados em grupos temáticos ou sistematicamente vulnerabilizados. Esses grupos, compostos por sujeitos, subjetividades e identidades historicamente submetidos a relações de dominação e invisibilidade social, foram abordados de maneira sensível e inclusiva. 

    

Módulo 5. Produção em Grupo/Encerramento

    

Os módulos do curso abrangeram temas cruciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O "Módulo 1: Apresentação: Vamos falar sobre Direitos Humanos?" estabeleceu as bases para as discussões seguintes, enquanto o "Módulo 2: Liberdade de Ser e Existir no contexto dos direitos humanos" incentivou a reflexão sobre a importância da liberdade individual em um contexto coletivo. 

   

A abordagem dos "Grupos Vulnerabilizados em Direitos Humanos" foi o foco do "Módulo 3", que buscou promover a compreensão e a empatia em relação às diversas realidades presentes na sociedade. O combate ao racismo e a busca por uma sociedade mais inclusiva foram abordados no impactante "Módulo 4: Racismo e Direitos Humanos". 

   

Encerrando o curso, o "Módulo 5: Produção em Grupo/Encerramento" proporcionou um espaço para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e a consolidação dos laços entre os participantes. 

    

Ao término do curso, os jovens aprendizes demonstraram estar mais conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos. O Curso de Formação: Juventude e Direitos Humanos deixou um legado de empoderamento e esperança, mostrando que a educação é um dos principais caminhos para a construção de um mundo mais justo e igualitário. Que venham mais iniciativas como essa, unindo conhecimento e compaixão para transformar vidas e a sociedade como um todo. 

Notícias relacionadas

Fectipa-MG realizou o evento "Aprendizagem em Foco" que reuniu entidades capacitadoras e aprendizes em um ambiente de debate e troca de experiências …

Leia mais