Notícias

Um novo olhar para o estágio do Ensino Médio

Um novo olhar para o estágio do Ensino Médio

Alexandre Cézar de Oliveira Melo*

Dos estudantes atendidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) com seu Programa Estágios menos de 10% são do nível médio e técnico. O programa beneficia os estudantes que, com a colaboração das empresas, promove a inserção dos jovens no mercado de trabalho, aliando a teoria aprendida nas escolas com a prática do mercado de trabalho.

Por isso apoiamos o inovador programa de estágio lançado pelo CIEE de São Paulo voltado exclusivamente para estudantes do Ensino Médio, em suas diferentes modalidades, incluindo o EJA – Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é possibilitar a inclusão de 500 mil jovens no mundo do trabalho.

 Trata-se de um programa diferenciado que, além da prática, o estagiário recebe uma qualificação com cursos EAD focados no aprimoramento de hard skills (vinculados à área de atuação no estágio) + soft skills. A palavra “skills” origina do inglês e significa habilidades. Hard skills são as capacitações técnicas que um profissional pode comprovar por meio de diplomas, certificados de qualificação, testes práticos, cursos, ou seja, todo o aprendizado adquirido e que pode ser demonstrado em aspectos físicos ou tangíveis. Já as softs skills são habilidades pessoais e intangíveis que um profissional possui e não pode ser identificada nem comprovada por meio de certificações ou cursos, mas, sim, pela convivência diária ou durante a entrevista ou pelas dinâmicas em grupo realizadas nos processos seletivos.

Devemos ter em mente que oferecer uma oportunidade de estágio para estudantes do ensino médio é uma questão de cidadania, já que a grande maioria desses jovens está iniciando sua vida profissional e também almeja o tão cobiçado primeiro emprego. Como esses alunos não estão sendo treinados para exercer uma habilitação específica, eles podem colaborar em diversas áreas de uma determinada empresa como administrativa, vendas, atendimentos a clientes, estoque e outras infinidades de possibilidades.

Por outro lado temos ainda o estudante do ensino técnico, que pode realizar estágio obrigatório, para cumprir a grade curricular, ou o não obrigatório, como meio de aperfeiçoamento profissional. Esse estagiário está sendo formado para uma habilitação específica e por isso deve realizar durante o seu período de aprendizado prático atividades compatíveis com seu curso.

Vale ressaltar que esses estagiários, em hipótese alguma, podem substituir um funcionário, assim, a organização não pode abrir uma vaga de estágios para que esse desempenhe só uma determinada função. Como o estágio tem objetivo de uma formação educacional, sob supervisão, o estudante deve passar pelas diversas áreas da empresa com o intuito de alavancar seu crescimento profissional, como pessoa e como cidadão.

Com vasta experiência adquirida ao longo de seus 41 anos de atividades em Minas Gerais, o CIEE / MG oferece programas de estágios para estudantes do ensino superior, técnico e médio. Por isso, sua equipe de profissionais está engajada para prospectar oportunidades de estágio para aqueles estudantes mais alijados do mercado, que são os do ensino médio, que também podem contribuir muito com as empresas.

Professor e supervisor de Comunicação, Marketing e Ouvidoria do CIEE / MG

Notícias relacionadas