Ações Sociais

Ação "Aprendiz Solidário" em Sete Lagoas

Em 22 de dezembro, a equipe do CIEE em Sete Lagoas movimentou os aprendizes para uma ação denominada "Aprendiz Solidário" que disseminou o espírito da solidariedade e o compromisso com a comunidade entre os jovens participantes.

O objetivo da ação foi o de mobilizar os jovens participantes do programa de Aprendizagem do CIEE no município para a arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e produtos de higiene e limpeza que foram distribuídos em instituições beneficentes de Sete Lagoas e também para algumas famílias carentes.

Para o instrutor Valme Rodrigues, a alegria dos aprendizes foi contagiante. "Os aprendizes ficaram muito felizes com os resultados alcançados e relataram que a ação foi uma experiência muito gratificante. Então, a alegria e a motivação deles contagiou a todos nós".

Resultado da arrecadação: 316 quilos de alimentos, 105 produtos de higiene e limpeza, 200 surpresinhas para as crianças, mais de 300 peças de roupas (infantil e adulto), 20 pares de calçados e alguns brinquedos.

Após a arrecadação, os aprendizes se reuniram para uma reflexão sobre os resultados alcançados. Cada aprendiz teve um momento de fala para relatar a importância da ação e da mobilização dos colegas. Em seguida, os aprendizes foram divididos em grupos para organizar os produtos e objetos arrecadados. As roupas foram triadas por tamanho e sexo, e os alimentos foram organizados em cestas básicas. Os brinquedos foram higienizados e embalados em papel presente.

Os aprendizes também arrecadaram balas, pirulitos, pipoca, salgadinhos, docinhos e suquinhos, que foram montados em 200 unidades de surpresinhas para as crianças.

Após a organização dos produtos, os aprendizes realizaram as entregas para 26 famílias carentes espalhadas pela cidade de Sete Lagoas. As surpresinhas restantes foram distribuídas no bairro Iraque.

As roupas e calçados arrecadados foram doadas para a Associação "Mão Amiga", que faz um trabalho especial com a triagem, limpeza e entrega de roupas para famílias carentes.

De acordo com Fernando Guimarães, instrutor de aprendizagem do CIEE, a arrecadação foi significativa e beneficiou muitas crianças em situação de vulnerabilidade social. "Fomos nós quem orientamos, mas a ação foi realizada pelos próprios aprendizes que se mobilizaram para sensibilizar os colegas e conhecidos. Eles montaram uma rede solidária e arrecadaram o máximo possível de itens. Nós instrutores também auxiliamos na organização e distribuição do que foi arrecadado", ressaltou.

A ação solidária "Aprendiz Solidário" é um exemplo de como os jovens podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

-------------------------------------------------

Foto: Divulgação - CIEE / MG

Texto: Alexandre Cézar de Oliveira Melo

Assuntos relacionados