Quem nós Somos

Associação Social de Interesse Público

Quem Somos

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) é o resultado da idealização de um grupo de empresários e educadores mineiros que se uniram para promover a inclusão de estudantes no mercado de trabalho, bem como a integração entre empresas e escolas.

Durante mais de quatro décadas ininterruptas em Minas Gerais, o CIEE / MG encaminhou cerca de meio milhão de estudantes para oportunidades de estágios nos níveis médio, técnico e superior.

Em fevereiro de 2016, a instituição ampliou seu leque de possibilidades de encaminhamentos por meio do lançamento do Programa Aprendiz do CIEE / MG que nos últimos cinco anos beneficiou alguns milhares de estudantes.

A parceria com a Fundação Roberto Marinho possibilitou a adoção da metodologia do Programa Aprendiz Legal nas turmas de Aprendizes em formação pela instituição. A iniciativa possibilita ao jovem treinamento qualificado para o mundo do trabalho. 

MISSÃO:

Promover iniciativas socioeducativas e socioassistenciais
para o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para cidadania e sua integração ao mercado de trabalho, concomitante à promoção do protagonismo juvenil.

VISÃO:

Ser reconhecido por excelência na integração entre empresas e instituições de ensino, com vistas à inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

VALORES:

- Execução das ações de forma continuada, permanente, planejada e livre de quaisquer discriminações;

- Compromisso com o meio institucional, educacional, empresarial e social, buscando sempre o bem comum e o desenvolvimento da pessoa humana;

- Promoção da formação político-cidadã, desenvolvimento, resgate e fortalecimento do protagonismo através da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia, para o convívio social;

- Atuação em grupos com foco no fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de atitudes e habilidades para a inserção no mundo do trabalho   com monitoramento durante este processo;

- Observância aos princípios da ética e da boa convivência, com a valorização das pessoas;

- Transparência em suas ações, zelando pelo reconhecimento de utilidade pública dos Governos Municipal, Estadual e Federal.




 

Filosofia do Agente de Integração

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) desenvolve suas ações promovendo a interface entre os Sistemas de Formação (escola) e Absorção (empresa), realimentada por quatro subsistemas:

Informação: armazena todas as informações necessárias e coloca à disposição do sistema.

Intercâmbio: é a extensão escolar, via estágio, com disponibilidade de áreas e utilização recíproca de máquinas, equipamentos e recursos humanos.

Adequação: representa os projetos específicos para reformulação de programas e identificação de novas ocupações existentes no mercado de trabalho.

Avaliação: acompanhamento da interação dos Sistemas de Formação e Absorção, e dos subsistemas.

CIEE / MG – 44 anos de sucesso em Minas Gerais

ORIGEM

A origem do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) remonta à década de 1970, quando um grupo de educadores e empresários decidiram fundar, em território mineiro, uma instituição para integrar os mundos do saber (escola) e fazer (trabalho).

No ano de 1978, o professor Sebastião Alvino Colomarte, então assessor técnico e coordenador do Curso Multinacional de Educação Técnica e Formação Profissional da Universidade do Trabalho (Utramig), iniciou alguns contatos através do Sr. Luiz Guimarães Mesquita com o CIEE que já atuava no estado de São Paulo desde 1965.

O entusiasmo com as atividades realizadas pelo CIEE foi compartilhado com o professor Waldemar Dornas Pereira, então diretor do Centro Interescolar da Utramig. Diante das possibilidades vislumbradas que poderiam significar a inclusão de muitos estudantes do mercado de trabalho através de programas de estágio, foi organizado um grupo de trabalho para transformar em realidade o sonho da implantação do CIEE / MG que envolvia, além dos professores Colomarte e Dornas, a professora Therezinha Dardengo, então vinculada à Secretaria de Estado da Educação, o doutor Antônio Eustáquio Óliver que na época era assessor do então governador Ozanan Coelho, e o professor Hélio José Muzzi de Queiroz que na ocasião era o diretor da Utramig.

PRIMEIROS PASSOS

Através de um ofício encaminhado ao doutor Antônio Carlos Pacheco e Silva, então presidente do CIEE/SP, o grupo de especialistas em educação técnica consultou sobre a possibilidade de instalação da unidade mineira do CIEE. Na correspondência, foram disponibilizados o endereço e o telefone residenciais do professor Colomarte como referenciais para resposta.

O entusiasmo contagiava os familiares e os instigava a colaborar com os esforços do grupo instituidor do CIEE / MG. Conta o professor Colomarte que sua esposa Maria Gilda de Castro Colomarte foi quem recebeu a primeira ligação de São Paulo e prontamente articulou as condições para que a negociação tivesse continuidade.

Com a colaboração do professor Victório D’Achille Palmieri, idealizador do Movimento CIEE no país, o grupo de entusiastas mineiros foi convidado para conhecer a sede do CIEE / SP e dialogar o avanço do projeto de implantação da unidade do CIEE em Minas Gerais.

Na medida em que o projeto evoluía e dava sinais positivos de evolução, o grupo convidava novos integrantes como, por exemplo, o doutor Mozart Schmidt de Camargos, o professor Jenner Procópio de Alvarenga, o doutor Jair Augusto de Oliveira, bem como os empresários Evando José Neiva e Rômulo de Avelar.

A proposta de implantação do CIEE / MG foi apresentada ao então governador mineiro Ozanan Coelho, que apoiou a iniciativa. Após a assinatura de acordo de cooperação técnica com CIEE de São Paulo, o grupo fundador conseguiu instalar em Belo Horizonte um escritório regional do CIEE / SP, que iniciou suas atividades, em 1979, no Edifício Super Building Valente, na Avenida Afonso Pena. Por empenho do governador Ozanan Coelho, foi assinado o primeiro convênio de cooperação técnica entre o CIEE / MG e a Secretaria de Estado da Educação. Naquele momento, o CIEE / MG ainda operava como escritório do CIEE / SP e tinha como gerente operacional o professor Dornas.

FUNDAÇÃO

Finalmente, em 8 de dezembro de 1979, com recursos originados do convênio com a Secretaria e do próprio bolso de integrantes do grupo, foi possível a instalação definitiva de uma unidade independente e autônoma em Minas Gerais.

A primeira diretoria institucional do CIEE / MG eleita teve como diretor-presidente o empresário Rômulo de Avelar e, como primeiro vice-presidente, o empresário Adolfo Neves Martins da Costa.

Em 1984, foi reconhecida como instituição de utilidade pública municipal e estadual. Em 1985, tendo o professor Waldemar Dornas Pereira como Superintendente-Executivo, o CIEE / MG passou a funcionar com uma sede própria localizada no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital mineira.

 No ano de 1989, o CIEE / MG iniciou a construção da nova sede própria, localizada na Rua Célio de Castro, 79, no bairro Floresta, em Belo Horizonte. Ocupando uma área de 800 metros quadrados, a obra foi entregue no início de 1990, onde atualmente desenvolve suas atividades.

Em 1991, o professor Sebastião Alvino Colomarte, que desde a fundação do CIEE / MG participava ativamente da diretoria institucional, foi convidado pelo professor Waldemar Dornas para ocupar o cargo de Superintendente Adjunto do CIEE / MG.

Entre outubro de 2002 e Agosto de 2003, Dornas conduziu ações de ampliação do alcance socioassistencial da instituição em território mineiro, bem como de melhorias na infraestrutura. Ocorreram as obras de ampliação da sede própria com a construção do Edifício Integração II. Em 2008, foi inaugurado um auditório anexo à sede do CIEE / MG onde se encontra uma Galeria em Homenagem aos Membros Fundadores.

MUDANÇAS NA GESTÃO

Em setembro de 2014, a diretoria institucional do CIEE / MG, na época presidida pelo professor Antônio Carlos Dias Athayde, em reunião extraordinária e respeitando um processo natural de sucessão, nomeou o professor Sebastião Alvino Colomarte para o cargo de Superintendente-Executivo, em virtude do súbito falecimento de seu antecessor. Neste mesmo mês, por deliberação da nova Superintendência Executiva,  o auditório anexo à sede da Instituição passou a ser chamado de Auditório Professor Waldemar Dornas Pereira, como forma de homenagear e preservar a memória do principal fundador e instituidor do CIEE de Minas Gerais.

Em maio de 2017, Kleber de Castro Colomarte foi admitido para coordenar as atividades operacionais e cuidar do processo de expansão da instituição em território mineiro. 

Em dezembro de 2018, o professor Sebastião Alvino Colomarte optou por se afastar do quadro executivo do CIEE / MG e seu nome foi indicado para assumir o comando da Diretoria Institucional da instituição. Ao assumir como Diretor-Presidente, o professor Colomarte indicou o professor Antônio Athayde para o cargo de Superintendente-Executivo e Kleber de Castro para a função de Superintendente-Adjunto com a aprovação unânime dos diretores.

Coube ao professor Antônio Carlos Dias Athayde a missão de articular a consolidação do programa de Aprendizagem em Minas Gerais, bem como a ampliação do programa para outras regiões do estado. Durante a sua gestão, foi formalizada a parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a implantação da metodologia pedagógica do Aprendiz Legal. Um dos grandes desafios desta gestão foi o de driblar os desafios e as adversidades enfrentados com o advento da pandemia do COVID-19.

Em Maio de 2021, ainda em plena pandemia, Kleber de Castro Colomarte assumiu a Superintendência Executiva do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais em virtude do afastamento do professor Athayde por questões pessoais. Na mesma época, foi iniciada uma reforma na sede administrativa da instituição visando a modernização da estrutura e adequação às necessidades tecnologicas e gerenciais do novo contexto.

Atuação – Atualmente, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais, além de sua sede em Belo Horizonte, possui Unidades de Atendimento com representatividade nas principais regiões do Estado. Estas unidades atuam em parceria com as  principais entidades da classe empresarial (Associações Comerciais e Empresariais e Câmara de Dirigentes lojistas).

Parceiros pioneiros - Também contribuíram decisivamente para a expansão do CIEE / MG em todo o território mineiro, três empresas que acreditaram no ideal de seus fundadores e apostaram no sucesso da iniciativa. São eles: a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o jornal “Diário do Comércio”.

Diretoria Institucional - Biênio 2024 a 2025

O Colegiado "A", se refere à Diretoria Institucional, empossada à cada biênio e podendo ser reconduzida por até 3 (três) mandatos.

Diretor-Presidente

  Waldir Esmero Campos

José Pedro Barbosa

Diretor Vice-Presidente

Yvan Muls Costa Oliveira

Diretor Vice-Presidente

Patrícia Augusta Alvarenga

Diretora-Financeira

Edvar Dias Campos

Diretor-Financeiro

Raimundo Alves de Jesus

Diretor-Secretário

Adriana Ferreira de Avellar

Diretora-Secretária

Conselheiros Titulares e Suplentes

Adriana de Souza Teixeira

Conselheira Fiscal Titular

José Antônio Gonçalves

Conselheira Fiscal Titular

Acácio Murilo Neiva

Conselheiro Fiscal Titular

Rodrigo Miranda

Conselheiro Fiscal Suplente

Jean Max Tavares

Conselheiro Fiscal Suplente

Antônio Carlos Cabral

Conselheiro Fiscal Suplente

Quadro Executivo

O Colegiado "B", diz respeito ao Quadro Executivo da instituição.

Constituído pelos Superintendentes Executivo e Adjunto, Supervisores e demais colaboradores do CIEE/MG.

De acordo com o Estatuto e o Regimento, o Superintenente-Executivo representa o Colegiado "B" junto à Diretoria Institucional.

Kleber de Castro Colomarte

Superintendente-Executivo

Superintendente, Supervisores e demais colaboradores do CIEE / MG.

Sede Administrativa do CIEE / MG em Belo Horizonte

Endereço: Rua Célio de Castro, 79 - Bairro Floresta

Belo Horizonte / MG - Cep: 31.110-000

Telefone: (31) 3429-8100

Email: cieemg@cieemg.org.br

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Estamos à disposição para atender você, conte conosco!

GRANDE BH

CONTAGEM

Av. Olimpio Garcia, 430 - 3º Andar - Eldorado - Contagem - MG - Cep: 32.315-140

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

BETIM

Av. Amazonas, 1457, Brasiléia - Betim - MG - CEP: 32600-325

Horário de Funcionamento: 08:00hs às 17:00hs

SETE LAGOAS

R. Nícola Lanza, 140 - Centro, Sete Lagoas - MG, 35700-073

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

DIVINÓPOLIS

R. Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG, 35500-019

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

FALE CONOSCO: (31) 3429-8100

atendimento@cieemg.org.br 

LESTE DE MINAS

GOVERNADOR VALADARES

Galeria Walter Cipriano, sala 3, R. Peçanha, 800 - Centro, Gov. Valadares - MG, 
35010-161

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

IPATINGA

R. Uberlândia, 331 - Centro, Ipatinga - MG, 35160-024

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

TEÓFILO OTONI

R. Epaminondas Otoni 702, 1º andar, Teófilo Otoni, MG, 39800-013

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

NANUQUE

R. São Lourenço, 267, Nanuque - MG, 39860-000, Brasil

Horário de Funcionamento: 13hs às 17hs

FALE CONOSCO: (31)3429-8100

atendimento@cieemg.org.br

NORTE DE MINAS

MONTES CLAROS

R. Urbino Viana, 195 - Centro - Montes Claros - MG - Cep: 39.400-087

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

JANUÁRIA

R. Côn. Marinho 65, Januária, MG, 39480-000

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

BOCAIÚVA

R. Domingos Ferreira Pimenta, 26 - Bocaiúva, MG, 39390-000

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

UBÁ

Rua Vereador Rafael Girardi, 473 - Centro, Ubá - MG, 36500-029

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

FALE CONOSCO: (31) 3429-8100

atendimento@cieemg.org.br 

ZONA DA MATA

JUIZ DE FORA

Endereço: 

R. Antônio José Martins, 130, Jardim Glória, Juiz de Fora-MG, 36036-050

Horário de Funcionamento: 09:00hs às 12:00hs e de 14:00hs às 17:30hs

BARBACENA

Pça dos Andradas,103 - 2º Andar (ACIB) - Centro - Barbacena - MG - CEP 36.200-008

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

LEOPOLDINA

Rua Ribeiro Junqueira, 53 - Centro - Leopoldina - MG - CEP 36.700-000

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

FALE CONOSCO: (31) 3429-8100

atendimento@cieemg.org.br

TRIÂNGULO MINEIRO

UBERLÂNDIA

R. Francisco Vicente Ferreira, 126 - Santa Mônica - Uberlândia, 38.408-102

Horário de Funcionamento: 08:00hs às 17:30hs

UBERABA

R. Tristão de Castro, 105 - Centro, 38010-250

Horário de Funcionamento: 08 às 17 hs

PATOS DE MINAS

R. Olegário Maciel, 63 - 201 - Centro, 38700-905

Horário de Funcionamento: 08 às 17hs

ARAXÁ

Av. Getúlio Vargas, 365 - Centro, 38180-000

Horário de Funcionamento: 08 às 17hs

FALE CONOSCO: (31) 3429-8100

atendimento@cieemg.org.br

SUL DE MINAS

VARGINHA

Av. Presidente Antônio Carlos, 303 A - Centro, Varginha - MG, 37002-000

Horário de Funcionamento: 08h às 18h

POUSO ALEGRE

Praça Senador José Bento, 118, Térreo - Centro, 37.550–035

Horário de Funcionamento: 08h às 17h

POÇOS DE CALDAS

R. Pref. Chagas, 459 - Centro, CEP. 37701-010

Horário de Funcionamento: 08h às 18h

EXTREMA

Horário de Funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

FALE CONOSCO: (31) 3429-8100

atendimento@cieemg.org.br 

Conheça os Programas Sociais desenvolvidos pelo CIEE/MG

O CIEE/MG é uma associação de direito privado, autônoma, de âmbito estadual e de reconhecida utilidade pública, beneficente de assistente social e sem fins lucrativos.

Atuamos há quase 45 anos em território mineiro e já beneficiamos quase meio milhão de jovens com os nossos programas de Estágio e Aprendizagem.

------- Clique aqui e conheça os programas sociais desenvolvidos pelo CIEE / MG ----------

CIEE/MG faz parte do Movimento Minas 2032

Parceiro do DIÁRIO DO COMÉRCIO de longa data, o Centro de Integração Empresa-Escola Minas Gerais (CIEE/MG) integra o Movimento Minas 2032 – pela transformação global”, liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Instituto Orior.

A chegada do CIEE/MG em 2022 ao Movimento foi considerada natural, uma união de valores e esforços que coloquem o jovem no centro do debate e das ações por um mundo mais equilibrado, com foco em responsabilidade socioambiental e sustentabilidade para a geração de uma sociedade mais justa e humanizada. 

O MM 2032 propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2015.

Leia: CIEE-MG entra no Movimento Minas 2032 - Diário do Comércio (diariodocomercio.com.br)