Ações Sociais

CIEE/MG leva orientação profissional a jovens de Nanuque

No último dia 13 de novembro, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) esteve presente na Escola Estadual Stella Matutina, na cidade de Nanuque – MG, para realizar uma importante ação voltada à formação profissional dos jovens da região. O Programa de Orientação e Informação Profissional (PROIP) foi ministrado pelos representantes do CIEE/MG, Luciene Oliveira e Wellington Pereira, juntamente com a presença da Analista de Educação Básica e Assistente Social, Magna de Souza Cangussu, e do Diretor da unidade, Daniel Dias da Silva. 

  

Luciene Oliveira - Intrutora de aprendizagem na unidade Nanuque – MG; Ao meio o Sr. Daniel Luiz Barbosa e a Sra. Magna de Souza – Analista em Educação Básica e Assistente Social; à esquerda o instutor Wellington Pereira – Instrutor de aprendizagem na unidade Nanuque – MG.

  

A iniciativa teve início às 08h00 e se estendeu até às 12h00, proporcionando aos jovens da Escola Estadual Stella Matutina uma oportunidade valiosa de adquirir conhecimentos essenciais para sua futura inserção no mercado de trabalho. 

   

Durante a palestra, os representantes do CIEE/MG apresentaram a instituição, esclarecendo como o CIEE/MG atua na região e detalhando os programas desenvolvidos especificamente para a cidade de Nanuque. Uma abordagem especial foi dedicada à explicação da Lei da Aprendizagem, destacando a importância desse instrumento legal para a formação profissional dos jovens. 

   

Daniel Luiz Barbosa palestra aos jovens participantes do evento.

  

Um dos pontos altos da apresentação foi a orientação sobre a elaboração do primeiro currículo, incluindo dicas valiosas sobre como se apresentar adequadamente e se portar em processos seletivos nas empresas. A equipe do CIEE/MG compartilhou informações sobre cursos gratuitos disponíveis em diversos sites e orientou os jovens sobre como se cadastrar no Programa Aprendiz Legal por meio do portal de vagas. 

   

A presença do CIEE/MG nesse evento reforça o compromisso conjunto de desenvolver a formação profissional de jovens em condição de vulnerabilidade social. A troca de conhecimentos e a orientação oferecida durante o PROIP contribuem significativamente para ampliar as oportunidades desses jovens no mercado de trabalho, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para construírem um futuro mais promissor. 

   

Essa ação ressalta o papel ativo do CIEE/MG na promoção da inclusão social e no apoio à formação profissional dos jovens, consolidando parcerias locais e impactando positivamente as comunidades onde atua. O comprometimento em oferecer oportunidades e orientações relevantes demonstra o empenho contínuo do CIEE/MG em construir um cenário mais justo e igualitário para todos.

   

Assuntos relacionados