No dia 19 de julho, a convite do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil (SJMR), localizado em de Belo Horizonte, o CIEE /MG ministrou o Programa de Orientação e Informação Profissional (PROIP) para indígenas refugiados da etnia Warao.
Divlugação - CIEE / MG
Foto: Equipe da SJMR Brasil com as assistentes sociais do CIEE / MG.
Com o propósito acima, as assistentes sociais da instituição, Karen Pessoa e Eliane Batista, estiveram no Centro de Acolhida e Formação para Migrantes e Refugiados Vila Alberto Hurtado e foram apresentadas à comunidade e aos demais participantes da equipe de trabalho. As representantes do CIEE / MG puderam presenciar e conversar com os demais participantes sobre a cultura, os costumes, as crenças e sobre como estes refugiados estão vivendo aqui no Brasil.
Divlugação - CIEE / MG
Foto: Elias Pereira, Karen Pessoa, John Vargas e Eliane Batista.
O Coordenador do SJMR Brasil, Marcelo Lemos, fez a apresentação da sua equipe e suas funções. Em seguida, Karen e Eliane deram início a capacitação proposta pelo PROIP e tiveram a contribuição do intérprete Jonh Vargas, da etnia Warao, que traduziu no dialeto próprio da tribo ali presente. Além dos programas do CIEE/MG, também foram tratados temas como a importância da documentação pessoal necessária para o ingresso no mercado de trabalho, orientações para elaboração de currículo, cuidados com a aparência e higiene pessoal no momento da entrevista e quando for contratado; e ainda, comportamento durante uma entrevista de emprego. Participaram da capacitação 34 pessoas, entre jovens e adutos. A SJMR Brasil agradeceu a parceria e por mais uma vez o CIEE / MG estar contribuindo com a dignidade e cidadania para este povo.
Divlugação - CIEE / MG
Foto: Refugiados da tribo Warao que participaram da PROIP realizada pelo CIEE / MG no SJMR Brasil