No dia 19 de agosto, a assistente social do CIEE / MG, Eliane Batista, visitou o Centro de Prevenção à Criminalidade – FICA VIVO Vila Pinho. Na pauta, articulações para a realização do Programa de Orientação e Informação Profissional (PROIP) para a comunidade local e ações que promovam oportunidades para os jovens.
Eliane foi recebida pelo gestor do Fica Vivo, Celso Nunes, acompanhado pelos analistas sociais Adilson Cardoso, Kelly Cristina, Natana Ester. Durante a reunião, Eliane teve a oportunidade de apresentar os objetivos do CIEE / MG em prol dos jovens e os programas que a instituição oferece, principalmente o Estágio e a Aprendizagem.
O CIEE / MG, no cumprimento da sua missão de promover iniciativas socioeducativas e socioassistenciais para o desenvolvimento dos jovens, seu preparo para a inserção ao mercado de trabalho,informou que a parceria vigente desde 2021 tem gerado bons resultados e, inclusive noticiou que foram aprovados 05 jovens da unidade para o programa Aprendiz Legal do CIEE, que se tornaram aprendizes.
Divulgação - CIEE / MG
Foto: Elaine Batista com a equipe do Fica Vivo na Vila Pinho
FICA VIVO - Instituido no ano de 2003, por meio do Decreto Nº 43.334/2003, o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo atua na prevenção e na redução de homicídios dolosos de adolescentes e jovens de 12 a 24 anos, em áreas que registram maior concentração desse fenômeno, suas atuações são em dois eixos Proteção Social e Intervenção Estratégica. No eixo Proteção Social, a partir da análise da dinâmica social das violências e da criminalidade dos territórios, o Programa promove oficinas de esporte, cultura e arte; realiza projetos locais, de circulação e institucionais; faz atendimentos individuais dos jovens e promove Fóruns Comunitários. Além disso, o Programa articula junto à rede de proteção social os encaminhamentos de adolescentes e jovens. No eixo Intervenção Estratégica, o Programa promove a articulação interinstitucional entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público, o Poder Judiciário e órgãos municipais de segurança pública. Esse eixo contempla a operacionalização do Policiamento Preventivo Especializado, realizado pelo Grupo Especial de Policiamento em Áreas de Risco da Polícia Militar (GEPAR). Além disso, contempla também a formação e funcionamento dos Grupos de Intervenção Estratégica (GIE), que têm como principal objetivo a prevenção e a redução de conflitos e rivalidades violentas, por meio da ampliação da assertividade e tempestividade das ações realizadas nas áreas de abrangência do Programa.