Programa de Orientação e Informação Profissional impacta positivamente dezenas de estudantes
No último dia 22, no auditório do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG), aconteceu uma ação especial, vinculada ao Programa de Orientação e Informação Profissional (Proip). O evento denominado "Ação: Oportunidades" proporcionou aos 83 participantes, jovens a partir de 16 anos acompanhados pelos seus respectivos familiares, o acesso à informações voltadas para a preparação e a inserção dos mesmos ao mundo do trabalho.
Divulgação - F.Beiral - CIEE / MG
Parcial do auditório do CIEE / MG, durante a Proip "Ação: Oportunidades".
A supervisora do setor de Programas Especiais (PRESP), Carla Martins, deu as boas-vindas aos participantes e fez uma breve explanação sobre o CIEE / MG e os Programas que a instituição oferece.
A assistente social, Eliane Batista, destacou a importância da ação para o público presente e convidou para conversar com os jovens participantes a advogada e articuladora social, Marcela Pereira.
Dra. Marcela Pereira representa o Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde (IJUCI) – Avante Social que tem como objetivo a promoção e garantia do acesso aos direitos fundamentais e humanos. Ela agradeceu o convite proporcionado aos jovens presentes que fazem parte do projeto Chega AÍ. O referido projeto é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte e o Instituto Dignidade e Desenvolvimento Social (IDDS). Além dos jovens do Chega Aí, participaram outros encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelos Conselhos Tutelares de várias regiões de Belo Horizonte.
IDDS - O Instituto Dignidade de Desenvolvimento social (IDDS) possui escritórios sociais em BH, Betim e Sete Lagoas fazendo atendimento psico-juridico-social à população idosa, mulheres e suas famílias. O IDDS atua no territorio L4, regional Leste de Belo Horizonte, com ações de prevenção à violência comunitária, através de atividades preventivas, educativas e integradas em promover o intercâmbio e a socialização comunitária. O público atendido são os adolescentes de 12 a 18 anos, que caracterizam uma das populações mais afetadas pela violência letal nos últimos anos na região.
Após a palavra da Drª Marcela, as assistentes sociais Eliane Batista e Karen Pessoa deram sequência na programação, apresentando programas de Estágio e de Aprendizagem ofertados pela instituição. Em seguida, foi realizada uma oficina com o tema "Elaboração de Currículo" na qual os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar conteúdos como: melhor forma de elaborar um currículo; processos de entrevista e de seleção; apresentação pessoal; postura profissional, dentre outros.
A supervisora Carla Martins acompanhou todo o trabalho das assistentes sociais e foi elogiada pelas intervenções que contribuíram para melhor compreensão do tema.
No encerramento, as colaboradoras do CIEE / MG promoveram o preenchimento do instrumental socieconômico onde os jovens foram orientados a realizar o cadastro portal www.cieemg.org.br.
Divulgação - F.Beiral - CIEE / MG
Karen Pessoa, assistente social do CIEE / MG, conduz oficina sobre Currículo
Clique e assista a um vídeo com os momentos mais importantes da PROIP no CIEE/MG