Ações Sociais

SJMR recebe visita do CIEE / MG

Representantes do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) realizaram visita ao SERVIÇO JESUÍTA A MIGRANTES E REFUGIADOS BRASIL (SJMR), localizado na região Central de Belo Horizonte.
 

Carla Martins, supervisora do setor de Programas Especiais do CIEE / MG, acompanhada de Eliane Batista, assistente social, tiveram a oportunidade de percorrer as instalações do SJMR em Belo Horizonte. 

As representantes do CIEE / MG foram recebidas na SJMR por Nathália Oliveira, analista social, que ressaltou a importância do trabalho do SJMR, atualmente presente em 50 países e especializado em migração, deslocamento forçado e refúgio. A organização beneficia milhares de pessoas com a prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, proteção, projetos de educação, integração, apoio psicossocial e pastoral.

Durante a visita, cogitou-se a possibilidade de uma parceria. Carla Martins aproveitou o contexto para destacar também o histórico do CIEE / MG, bem como a relevância das ações socioassistenciais desenvolvidas, principalmente no que tange aos programas de Estágio e Aprendizagem. 

Divulgação - CIEE / MG

Foto: Nathália Oliveira, Eliane Batista e Carla Martins



Acolhimento - O SJMR atua em favor do acolhimento e dos imigrantes e refugiados, promovendo e protegendo sua dignidade e direitos e acompanhando seu processo de inclusão e autonomia. Para tanto, incentiva o acolhimento e a hospitalidade por parte da sociedade brasileira em relação a esses imigrantes e refugiados.

Em relação ao público atendido pelo SJMR, existem alguns aspectos que possibilitam uma aproximação com o público vulnerável que o CIEE /MG atende. Segundo Eliane Batista, "As dificuldades enfrentadas para conseguir e garantir o direito dos refugiados e migrantes, bem como de suas famílias; a falta de acessos aos serviços por vários fatores e as inúmeras situações que esse público enfrenta em busca da cidadania", ressaltou.

Assuntos relacionados