No Dia Internacional do Jovem Trabalhador, o CIEE/MG homenageia os adolescentes e Jovens que fazem parte do programa Aprendiz e agradece às empresas contratantes parceiras
Nesta quarta-feira, dia 24, é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A comemoração acontece por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ganha cada vez mais importância à cada ano, uma vez que mobiliza a sociedade para uma reflexão sobre os desafios e as dificuldades enfrentados pela juventude que carece de oportunidades e de experiências para o ingresso no mundo do trabalho e o exercício da atividade laboral.
Neste sentido, o Programa de Aprendizagem surge como uma alternativa eficiente e que proporciona ao jovem, seja com pouca ou nenhuma experiência profissional, a chance de ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e, muitas vezes, injusto. As dificuldades e os obstáculos serão superados com o apoio da sociedade, sendo o principal deles o de provar valor em um ambiente que prioriza a contratação de profissionais com experiências e competências, pois muitas empresas não querem investir tempo e dinheiro na preparação e capacitação dos jovens talentos.
A aprendizagem propõe uma relação de troca, uma vez que o adolescente e o jovem recebem a oportunidade da prática, da capacitação. Já as empresas poderão moldar e qualificar mão de obra em conformidade com suas necessidades. Muitas são as contratantes que efetivam os aprendizes após o período do programa, pois estes já estão alinhados com a missão e com a cultura da empresa.
Outro ponto a ser levado em consideração é a troca de experiências entre diferentes gerações, proporcionada pela convivência entre os jovens e profissionais experientes, que pode ser um excelente diferencial competitivo, pois a organização terá pontos de vista variados na resolução de problemas e na criação e implementação de novos projetos. Trata-se de um crescimento mútuo, pois, ao mesmo tempo em que o aprendiz tem a oportunidade de colocar em prática todo o seu talento, a empresa contratante também se beneficia, já que o jovem exerce uma influência positiva no ambiente profissional.
O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), oferece o programa de aprendizagem com a metodologia pedagógica do Aprendiz Legal. Desde 2016 este modelo tem permitido o pleno desenvolvimento de milhares de adolescentes e jovens nas empresas.
Entidades que promovem a capacitação e adolescentes e jovens como aprendizes em todo o território mineiro estão organizadas em um fórum que trabalha incansavelmente em prol do combate ao trabalho infantil e a proteção da criança e do adolescente. O Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção da Criança e do Adolescente (Fectipa-MG) é coordenado por Elvira Cosendey e anualmente realiza um evento alusivo ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador.
Em 2024, o evento acontecerá nos dias 24 e 24 de abril, no auditório do Ministério Público, e reunirá aprendizes e representantes de empresas contratantes e das entidades capacitadoras, bem como autoridades em um ciclo de palestras denominado Aprendizagem em Foco que será transmitido ao vivo pelo Youtube.
De acordo com a supervisora do setor de Programas Especiais do CIEE/MG e que representa a instituição junto ao Fectipa-MG, Carla Luciene Martins, este será um encontro de fundamental importância para o diálogo e a valorização da Aprendizagem. “O Fectipa é constituído por entidades que militam em prol da inclusão e da manutenção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, em especial aqueles que se encontram em condição de vulnerabilidade social. Portanto, o evento Aprendizagem em Foco proporciona um ambiente de discussão e diálogo com perspectivas distintas, mas alicerçadas nos mesmos valores e com os mesmos objetivos”, destacou.