Evento realizado em parceria com o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA-MG) ocorreu no Parque Municipal de Belo Horizonte
Dando conecussão às atividades alusifas ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, os aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) participaram de manifestação organizada, no último dia 13, pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA-MG), no Parque Municipal de Belo Horizonte.
Durante o evento, os aprendizes receberam monitoramento da supervisora do setor de Programas Especiais (PRESP) do CIEE / MG, Carla Martins, juntamente com os instrutores de aprendizagem, Ana Paula Silva e Geraldo Magela. O colaborador do setor de comunicação e marketing (SECOM) da instituição, Ramon Sena, acompanhado pelo estagiário Bruno Lucas, fizeram a cobertura dos acontecimentos para as mídias sociais.
A manifestação conseguiu reunir centenas de aprendizes das diversas entidades capacitadoras que compõem o FECTIPA-MG que tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades com um objetivo único: chamar a atenção da sociedade para a importância do combate ao trabalho infantil.
No dia anterior, foi comemorado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Na abertura da manifestação, a coordenadora do FECTIPA, Elvira Cosendey, fez questão de destacar a importância do dia 12 de junho e como momento de reflexão e de diálogo sobre o tema.
O evento aconteceu de forma pacífica e bastante organizada e destacou-se a aprensentação de um coral composto por aprendizes, cujo repertório continha canções alusivas ao combate do trabalho infantil. O evento também proporcionou momentos de fala e outras expressões artísticas espontâneas nas quais os aprendizes dançaram e cantaram ou recitaram poemas evidenciando o tema da manifestação. Ao final, foi realizado um sorteio com diversos brindes como agendas, livros e materiais escolares.
Para Carla Martins, a data é extremamente importante, e toda a sociedade deve agir em conjunto para combater o trabalho infantil. “A manifestação foi um sucesso, ficamos surpreendidos com a adesão dos jovens nesse momento tão importante. O CIEE/MG não só apoia o Dia do Combate ao Trabalho Infantil, como também busca participar ativamente das ações que visam defender o jovem que se encontra em situação de vulnerabilidade, e é retirado da escola para realizar o trabalho infantil” ressaltou.