NotĂ­cias

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

No Dia do Aprendiz, o CIEE/MG homenageia os Jovens e agradece as empresas contratantes parceiras

Nesta segunda-feira, dia 24, é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que atualmente significa muito mais do que uma simples data comemorativa, mas representa um momento de reflexão sobre a importância do programa de Aprendizagem para a juventude que carece de oportunidades e de experiências para o ingresso no mundo do trabalho e o exercício da atividade laboral.

Um jovem com pouca ou nenhuma experiência profissional, que almeja ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e, muitas vezes, injusto, enfrentará muitas dificuldades. O principal desafio será provar seu valor em um ambiente que prioriza a contratação de profissionais com experiências e competências, pois muitas empresas não querem investir tempo e dinheiro na preparação e capacitação dos jovens talentos.

A aprendizagem propõe uma relação de troca, uma vez que o adolescente e o jovem recebem a oportunidade da prática, da capacitação. Já as empresas poderão moldar e qualificar mão de obra em conformidade com suas necessidades. Muitas são as contratantes que efetivam os aprendizes após o período do programa, pois estes já estão alinhados com a missão e com a cultura da empresa.

Outro ponto a ser levado em consideração é a troca de experiências entre diferentes gerações, proporcionada pela convivência entre os jovens e profissionais experientes, que pode ser um excelente diferencial competitivo, pois a organização terá pontos de vista variados na resolução de problemas e na criação e implementação de novos projetos. Trata-se de um crescimento mútuo, pois, ao mesmo tempo em que o aprendiz tem a oportunidade de colocar em prática todo o seu talento, a empresa contratante também se beneficia, já que o jovem exerce uma influência positiva no ambiente profissional.

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), oferece o programa de aprendizagem com a metodologia pedagógica do Aprendiz Legal. Desde 2016 este modelo tem permitido o pleno desenvolvimento de milhares de adolescentes e jovens nas empresas. Foi o que ocorreu com os aprendizes Eduardo Barbosa (Hotmart), João Vitor Fonseca (Hotmart), Elisa Vitória (Hotmart) e Hugo Emanuel (Kalunga). Após ingressarem no programa do CIEE/MG, adquiriram novas competências e superaram dificuldades.

Eduardo, de 19 anos, afirmou que teve um grande salto no quesito comunicativo. Agora consegue compartilhar suas ideias de uma forma mais clara e eficiente, assim como Hugo, também de 19 anos, que após o Aprendiz Legal conseguiu socializar com outras pessoas, criando novos vínculos. Já João Vitor aprendeu a trabalhar em equipe, o que antes era um tabu, ele também afirmou estar mais preparado para a resolução de problemas.

Novas possibilidades- Assim como seus colegas, Elisa também apresentou uma evolução, mas em um quesito diferente. Ela explica que antes possuía uma mente muito fechada, que foi aberta após a participação no programa Aprendiz Legal. “Graças ao CIEE/MG. hoje eu tenho uma visão mais ampla, estou aberta a conhecer diferentes perspectivas e oportunidades, e sempre busco trazer novas sugestões para a minha empresa”, comemora.

A equipe de profissionais do CIEE/MG cuida de toda a parte burocrática e legal do processo que envolve esse tipo de contratação e auxilia as empresas contratantes no cumprimento da obrigatoriedade legal da contratação da cota de aprendizes. Também oferece aos estudantes orientações relacionadas ao mercado de trabalho, como, por exemplo, elaborar adequadamente o currículo para que as especificações sejam coerentes com as vagas de emprego que vai concorrer.

Bruno Magalhães - CIEE / MG

Elisa VitĂłria da Silva, Eduardo Barbosa, JoĂŁo Vitor MagalhĂŁes e Hugo Emanuel Gomes

NotĂ­cias relacionadas

No Dia Internacional do Jovem Trabalhador, o CIEE/MG homenageia os adolescentes e  Jovens que fazem parte do programa Aprendiz e agradece às empresas …

Leia mais