Notícias

E-book do MM2032 quer inserir pauta da sustentabilidade no dia a dia da sociedade

Material elaborado pelo Grupo de Trabalho Educação do MM2032, em parceria com o Instituto Orior, Fundação Pitágoras e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

* Élida Ramirez

Matéria publicada no jornal Diário do Comércio, idealizador do Movimento Minas 2032, no dia 15.08.24

O Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, organizado pelo Diário do Comércio em parceria com o Instituto Orior, lança o e-book educativo “Caderno Movimenta Minas”, uma seleção de atividades educativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O material tem 38 páginas, nove capítulos e foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Educação do MM2032, em parceria com o Instituto Orior, Fundação Pitágoras e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seu conteúdo, propostas educativas, informações, cursos, jogos interativos, oficinas e projetos com temas relacionados à Agenda 2030.

Presidente do Diário do Comércio e coordenadora do MM2032, Adriana Muls explica que o e-book foi desenvolvido para criar um elo com a sociedade por meio de práticas que facilitem e naturalizem a pauta da sustentabilidade. “O alcance das metas é de responsabilidade de todos e precisamos traduzir o assunto em produtos que descompliquem o que são os ODS no dia a dia das pessoas. É fundamental trabalhar nesse letramento social para que a sociedade compreenda seu papel e se engaje”, reitera.

Silas Rocha: material é ferramenta para sensibilizar diferentes públicos para a implementação prática dos ODS | Crédito: Silas Rocha / Arquivo Pessoal

Raimundo Soares, presidente do Instituto Orior e coordenador do movimento, participou da elaboração do e-book e destaca a possibilidade de permanente atualização do documento. Para ele, isso permite que seja um acervo vivo e abastecido de iniciativas novas. Soares pontua, ainda, que a possibilidade de atingir um público diverso composto por crianças, jovens, educadores e profissionais do setor privado torna-o capaz de multiplicar e integrar os ODS nas práticas diárias dos lares, das instituições educacionais, governamentais, do Terceiro Setor e das empresas voltadas para as diferentes fases da vida no desenvolvimento de um indivíduo.

Para o coordenador, a visão biossistêmica e integrada da educação valorizando a conexão do indivíduo consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com as organizações é o diferencial do Caderno Movimenta Minas. “Quando é possível entender quem é você dentro do universo e qual é seu papel na transformação das realidades possíveis, o fluxo transformacional se estabelece de dentro para fora e vice-versa. A partir dessa percepção, surge o movimento coletivo com propósitos do bem comum, que são os ODS”, analisa Soares.

Coordenador do Grupo de Trabalho Educação e representante da Fundação Pitágoras no MM2032, Silas Rocha avalia que o material é uma ferramenta essencial também para instituições de ensino, secretarias municipais de educação, profissionais da área bem como organizações, instituições e empresas comprometidas com a criação de um mundo mais sustentável e justo. “Sensibilizar diferentes públicos por meio da educação, educando a nós mesmos, reflete o compromisso do MM2032 em promover mudanças comportamentais e práticas que contribuam para a realização dos ODS e preparem os indivíduos e organizações para lidarem com os desafios do século XXI”, aponta.

Rocha complementa que, além de informar e sensibilizar, o material busca incentivar a implementação prática dos ODS em diversos contextos, promovendo mudanças comportamentais e estruturais que contribuem para a sustentabilidade global.

Ele destaca como exemplos, o “SuperSUS”, da Fiocruz, que utiliza a tecnologia para promover o conhecimento e o engajamento com os ODS e o “Mutirão das Árvores”, que incentiva toda a sociedade em torno de uma grandiosa e unânime causa: o plantio de árvores. “O e-book é mais do que um recurso educativo. É um convite para que toda a sociedade se envolva ativamente na construção de um mundo que seja um presente para o futuro. O objetivo principal dessa nova agenda é não deixar ninguém para trás”, confirma o representante da Fundação Pitágoras.

O “Caderno Movimenta Minas”, uma seleção de atividades educativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), está disponível para download gratuito.

Articulação

Como fazer ?

Quem tiver interesse em indicar iniciativas, articular apresentações e a disponibilização do material, bem como outras informações sobre o movimento, pode enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico: minas2032@diariodocomercio.com.br.

Notícias relacionadas

Conferência Autogestionada para a Regeneração da RMBH acontece nos dias 04, 05, 06 e 09 na capital mineira Na próxima semana, a Associação …

Leia mais