O estágio oferece aos estudantes a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos
O estágio permite que os estudantes tenham a oportunidade do primeiro contato com o mercado de trabalho e a chance de tomar conhecimento, na prática, dos pormenores da sua futura área de formação. Para facilitar o acesso dos estudantes às vagas disponibilizadas pelas empresas, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) atua como elemento facilitador desse processo.
O principal desafio é o da sensibilização do empresariado para a compreensão dos benefícios e das vantagens da contratação de estagiários. Neste sentido, a instituição possui uma equipe preparada e especializada na prospecção de vagas de estágios junto aos seus parceiros – empresas e instituições, privadas e públicas.
O CIEE/MG está presente em todo o território mineiro. Atualmente, tem em oferta mais de 500 vagas nas áreas de comunicação social, administração, engenharia, saúde, serviços, entre outros.
O responsável pelo setor de estágios do CIEE/MG, Ualisson Perez, enfatiza que a atividade de estágio, com certeza, enriquece o currículo e agrega vantagem competitiva ao aluno, o que será um diferencial na disputa de futuras vagas de emprego em sua área. Além disso, ainda há o pagamento de uma bolsa-auxílio, que pode ajudar o estudante a custear pequenas despesas.
“Ao término do contrato, muitos desses estudantes são contratados pela própria empresa em que realizaram os estágios. Se a admissão não ocorre, de qualquer forma a experiência prática adquirida com a atividade, aliada ao conhecimento teórico aprendido na escola, abrirá outras portas, facilitando outros acessos ao mercado de trabalho e o que é melhor, exercendo a profissão que o estudante escolheu”, acrescentou.
Mercado - Levantamento elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 15% dos jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estudavam ou não trabalhavam em 2021. A maior parte desse grupo que não está no mercado de trabalho faz parte da Geração Z, nome dado aos que nasceram após 1996 e são nativos digitais.
A geração Z tem a preferência por atividades laborais alinhadas ao que eles pensam e, muitas vezes preferem trabalhar por conta própria, como microempreendedores individuais ou nos formatos remoto e híbrido, especialmente em setores ligados à tecnologia e informática. Mas até para esses casos, sem o conhecimento prático da área de atuação, essa tarefa é muito difícil. Por isso, o estágio é importante como ferramenta para a qualificação profissional.
Estudantes interessados em estágio podem acessar o portal www.cieemg.org.br e realizar seu cadastro para concorrer a uma das centenas de vagas oferecidas pela instituição em todo o Estado. O CIEE/MG não cobra nenhuma taxa. O estudante, a empresa e a instituição de ensino são assessorados em todo o processo de seleção e contratação.
Conteúdo publicado no jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO