Notícias

Matemática na vida e no trabalho

Aprendizes do CIEE são estimulados com atividades que levam à melhor compreensão da aplicação do conhecimento matemático tanto na vida cotidiana quanto no ambiente do trabalho

Sem sombra de dúvidas, a matemática desempenha relevante papel no cotidiano das pessoas, tanto nas atividades da rotina diária quanto na execução das atividades profissionais.

No último dia 8, a instrutora de aprendizagem do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG), Rosineide de Souza, realizou uma atividade durante o encontro com os aprendizes visando estimulá-los à entender e explorar a matemática em quaisquer dessas circunstâncias.

CIEE / MG - Divulgação

Aprendizes do CIEE realizam atividade sobre "Matemática na vida e no trabalho" com orientação da instrutora Rosineide  de Souza

Durante a atividade, os aprendizes puderam verificar os seguintes aspectos da aplicação do conhecimento matemático na vida diária, tais como:

- Para contar o tempo: Quando acordamos e olhamos o despertador, estamos aplicando conceitos matemáticos para entender as horas.

Proporção e Medidas: Ao fazer uma refeição, usamos proporções para equilibrar ingredientes e temperos.

- Para fazer compras e investimentos: Desde comprar um simples pão até fazer grandes investimentos financeiros, a matemática está presente.

Os aprendizes também foram provocados para discutir e dialogar sobre a aplicação da matemática no trabalho: 

- Para resolver problemas: A matemática desenvolve habilidades de resolução de problemas essenciais em várias profissões.

- Para tomar decisões: Profissionais usam matemática para tomar decisões informadas, seja na gestão financeira ou na otimização de processos de produção.

- Em áreas como Tecnologia, Finanças e Ciência: As áreas das Ciências, das Engenharias, Gestão e também de Finanças dependem da matemática para avançar e inovar.

- Na saúde: Controle e dosagem de medicamentos, das medições térmicas e das frequências, dentre outras aplicações, podem ajudar no êxito de tratamentos e ajudam a salvar vidas na Medicina, na Enfermagem, na Fisioterapia e também em outras áreas da saúde. 

De acordo com Rosineide, saber matemática pode fazer toda a diferença na vida dos aprendizes que são os futuros talentos profissionais. "É uma ferramenta poderosa que nos ajuda a compreender o mundo, a tomar decisões inteligentes e enfrentar os desafios com mais coragem e segurança", destacou.

CIEE / MG - Divulgação

Rosineide de Souza realiza atividade sobre "Matemática na vida e no trabalho" com aprendizes do CIEE 

---------------------------------------------------------------------

Texto: Alexandre Cézar de Oliveira Melo

Fotos: Divulgação - CIEE / MG

Notícias relacionadas

Fectipa-MG realizou o evento "Aprendizagem em Foco" que reuniu entidades capacitadoras e aprendizes em um ambiente de debate e troca de experiências …

Leia mais