NotĂ­cias

Nossas Escolhas - Kleber de Castro - CIEE / MG

Quando iniciamos nossa carreira profissional temos em mente uma vaga ideia do que nos espera pela frente. O jovem estudante, cheio de sonhos e expectativas, ainda não sabe ao certo como será seu futuro, por mais que tenha um desejo claro em vista.

Ainda sem a exata definição de carreira profissional a seguir, qual a melhor formação escolher, que curso atenderá às expectativas, a instituição de ensino que o acompanhará nessa formação. Eu mesmo, quando aos 15 anos de idade fui indagado por meu pai se desejava fazer um teste vocacional no Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG). Em um primeiro momento questionei: Por quê? E meu pai, com toda paciência, me explicou que seria um teste para verificar aptidões, identificar habilidades e, possivelmente, mostrar um caminho mais provável. Então retruquei: Pai, teste vocacional é para quem não sabe o que quer. E eu sei muito bem. Quero é trabalhar na área agrícola.

Apesar do desejo claro para a área agrícola, o que eu não sabia que, ao longo dos anos, eram quantas vezes meu caminho iria mudar, e quantas decisões eu precisaria tomar para me adaptar ao momento e aproveitar as oportunidades que iriam surgir. Fui muito feliz e me sinto realizado por ter trabalhado na área agrícola uma grande parte da minha carreira. Ali adquiri muita experiência, mas além da formação nessa área precisei estudar mais, pois o caminho mudou e fui pra mecânica para me adaptar às novas funções. Mas como a vida é dinâmica, mais recentemente, em 2021, graduei-me em Administração pela PUC Minas, pois o meu caminho mudou de novo.

Hoje, aos 47 anos de idade, sou um profissional com quase 30 anos de experiência e vejo meu pai que, com toda paciência, me deu os primeiros conselhos para minha carreira e que, aos 83 anos, está ativo e atuante. Nesse sentido, sinto que não estou nem na metade do caminho, mas pronto para continuar me adaptando me envolvendo e me dedicando à minha carreira profissional. Esse é o papel do CIEE/MG que, há mais de quatro décadas, busca junto às empresas as melhores oportunidades visando à inserção dos jovens no mercado de trabalho, para que conquistem sua experiência, cresçam e trilhem seu caminho.

Esse processo é acompanhado de perto pela equipe de profissionais multidisciplinares da instituição e por um profissional experiente na empresa, que guiará esse jovem em seu aprendizado, alinhando o conhecimento adquirido nos bancos da escola à prática do dia a dia na empresa.

Em todo esse processo, o jovem é o principal beneficiado, mas é uma prática em que todos saem ganhando. Ao aliar o talento de um profissional experiente à curiosidade e inovação trazidas por um jovem, a empresa obtém os melhores resultados, treina e capacitam seus futuros colaboradores. Além disso, a comunidade em geral cresce e passa a desenvolver pessoas melhores e mais capacitadas.

O CIEE/MG é o elo entre o estudante, a empresa, que oferece a oportunidade, e a instituição de ensino, que valida todo esse trabalho. Por isso, nossa instituição há mais de 40 anos vem construindo a ponte para o futuro, oferecendo infinitas possibilidades aos nossos jovens.

Fui muito feliz e me sinto realizado por ter trabalhado na área agrícola uma grande parte da minha carreira. Ali adquiri muita experiência, mas além da formação nessa área precisei estudar mais, pois o caminho mudou e fui pra mecânica para me adaptar às novas funções.

*Superintendente-executivo do Centro de Integração empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/ MG)

NotĂ­cias relacionadas

            * Alexandre Cézar de Oliveira Melo No Brasil, o dia 11 de agosto é o Dia do Estudante. A data é …

Leia mais