Instrutores da aprendizagem participam de curso ministrado pelo Ministério Público do Trabalho e o conhecimento já está usado na prática
Entre 29 de setembro e 03 de dezembro, as instrutoras do Programa de Aprendizagem do Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais (CIEE / MG), Adriana de Paula Magalhães e Carla dos Santos Ferreira de Sousa, participaram de um curso sobre Justiça Restaurativa, conduzido pelo Ministério Público do Trabalho.
O curso faz parte do Programa Nós, resultado da cooperação interinstitucional entre o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), o Município de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), dentre outros participantes, e visa a promoção da justiça restaurativa, a formação de facilitadores de círculos de construção de paz e a implantação de núcleos de práticas restaurativas nas escolas públicas.
Durante o período da formação as instrutoras do CIEE/MG participaram de diversos encontros, pautados na metodologia dos Círculos de Construção da Paz, cujo objetivo é auxiliar a formação de instrutores que saibam escutar, praticar a empatia, o respeito e a inclusão entre os estudantes e os jovens, reduzindo assim a apatia, o desinteresse e as faltas.
Tanto as instrutoras quanto os aprendizes do CIEE/MG já experimentam os frutos do conhecimento obtido na referida formação, pois elas já aplicaram o método em dinâmicas com os aprendizes da sede administrativa da instituição, em Belo Horizonte. De acordo com Adriana Magalhães e Carla dos Santos, os resultados foram bastante positivos. “Por meio da prática, estimulamos nos aprendizes o desenvolvimento de habilidades fundamentais como empatia, trabalho em equipe, cooperação e comunicação não violenta. Durante a dinâmica, foi abordada a valorização do instrutor de aprendizagem como norteador da metodologia pedagógica do Programa de Aprendizagem do CIEE/MG, bem como a importância do engajamento dos jovens tanto na teoria quanto na prática compartilhados”, destacaram.
Secom – CIEE/MG
Aprendizes realizando o projeto em sala de aula