Sociedade Mineira de Engenheiros reúne poder público e iniciativa privada para discutir recuperação da Lagoa da Pampulha
No dia 17, a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) deu início à série Diálogos da Engenharia, evento mensal que tem como objetivo promover um ambiente de escuta ativa da sociedade e apresentar por meio das Engenharias soluções para os mais variados problemas propostos ou identificados pelos participantes.
Virgínia Campos faz a abetura do Diálogos da Engenharia na sede da SME
A primeira edição do ano de 2023, denominada "Pampulha em três momentos", trouxe à tona o tema da lagoa mais importante da capital mineira, nosso principal cartão postal, em uma programação dividida em três partes.
A primeira, Político-Institucional teve a participação de representantes da ARSAE, COPASA e PBH e que apresentou um panorama do que já foi feito nos últimos anos para recuperação da Pampulha. Esta primeira etapa foi moderada pela presidente do Diário do Comércio, Adriana Muls.
A segunda parte que é o momento Técnico-executivo. foi moderada pela representante da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME, Maria de Lourdes Pereira, com palestras de pesquisadores da UFMG e da UFRS.
O terceiro e último momento, Pampulha em Prosa, foi dedicado às prosas que apresentam autores mineiros e seus olhares sobre a lagoa que é patrimônio tão importante para o povo mineiro e para o mundo.
A presidente da SME, Virgínia Campos, destacou que a Pampulha tem significado importante, pois colocou a capital mineira em evidência para o mundo todo. "Estamos falando de um monumento reconhecido pela Unesco e que tem um papel importante no dia a dia dos belo horizontinos. Como resultados deste evento, teremos a elaboração de um relatório com as recomendações para um modelo de governança da lagoa, bem como a possibilidade a criação de um fórum contínuo de acompanhamento das ações previstas para a Pampulha", afirmou.
Virgínia Campos e Alexandre Melo |
As ações da SME estão alinhadas com o Movimento Minas 2032, idealizado pelo jornal Diário do Comercio em parceria com diversas entidades, dentre elas o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG). Representa a instituição no movimento o supervisor de comunicação, marketing e ouvidoria da instituição, Alexandre Cézar de Oliveira Melo, que participou desta primeira edição do Diálogos da Engenharia com bastante expectativa. "Parabéns à SME pela iniciativa e a todos os envolvidos que tornaram essa tarde tão especial, proporcionando para todos nós que participamos deste evento a oportunidade de discutir temas que visam o bem-estar e a sustentabilidade", destacou Alexandre. |
O MM2032 – pela transformação global - Desde 2015 o movimento propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).