O encontro foi promovido pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem
No dia 11 de abril, o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG - 3° Região), promoveu um encontro entre juízes, desembargadores, promotores, representantes de entidades qualificadoras e de representantes de empresas que fazem parte do Programa Descubra. O objetivo do encontro foi o de promover a discussão sobre a relevância da Aprendizagem como política pública inclusiva no mercado de trabalho, bem como a apresentação do histórico e dos resultados obtidos nos últimos 5 anos.
Na oportunidade, também foi apresentado o Programa NÓS - Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares – que atuarão como Câmaras de Práticas Restaurativas na Região Metropolitana da capital mineira. Tais câmaras devem ser criadas nas escolas municipais e estaduais da rede pública com a finalidade de prevenir e solucionar conflitos escolares dentro da própria escola, promovendo a cultura de paz e incentivando novas formas de comunicação não violenta e restaurativa entre todos.
As manifestações destacam que este encontro criou um espaço para o diálogo sobre a justiça restaurativa e sobre o combate ao trabalho Infantil, bem como o estímulo à aprendizagem e possui significativa relevância. Ao fazer uso da palavra na abertura do evento, a dra. Adriana Goulart de Sena Orsini, evidenciou a criação do programa Descubra, bem como as dificuldades, as expectativas e a interação com o mundo do trabalho, visto que há uma conexão deste com os objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o objetivo 8 “Trabalho descente e crescimento econômico”.
“Precisamos manter nosso olhar no público-alvo que são os jovens, principalmente aqueles que se encontram em condição de vulnerabilidade social, e que almejam ter a primeira experiência no mundo do trabalho. O Descubra pode contribuir com a promoção de espaços afetivos e de educação social ou profissional, inclusive dentro do programa de Aprendizagem”, ressaltou a dra. Adriana Goulart.
Para o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, dr. Márcio Rogério de Oliveira, os resultados obtidos durante os últimos 5 anos junto às empresas foram bastante significativos, em especial no segmento supermercadista. “No ano passado, 18 empresas aderiram ao Descubra e por intermédio delas, 256 jovens contratados como aprendizes. Em 2024, o primeiro trimestre foi bastante promissor, pois já conseguimos dobrar os números de 2023 e atualmente contamos com 21 municípios mineiros fazendo parte do Descubra”, salientou.
Divulgação - CIEE / MG
Márcio Rogério de Oliveira, durante seminário no TRT-MG
A supervisora do setor de Programas Especiais (Presp), Carla Luciene Martins, representou o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) no evento do TRT-MG e têm acompanhado a evolução do Descubra desde o começo. “A nossa instituição vem estreitando os laços de parceria com o Descubra nas principais cidades de Minas Gerais, onde o CIEE está presente e promove a Aprendizagem”, destacou Carla.