Presidente da comissão de enfrentamento à violência doméstica da OAB-MG enfatiza os riscos de ignorarmos sinais de agressão à mulher
No último dia 4, a presidente da comissão de enfrentamento à violência doméstica da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG), Isabel Araújo Rodrigues, ministrou uma palestra para aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG) por meio da qual enfatizou os riscos de ignorarmos sinais de agressão às vítimas.
A palestrante esclareceu que os índices de agressão à mulher são elevados no nosso país e são consequência de questões históricas e culturais que precisam ser discutidas e revisadas pela sociedade. Durante a conversa com os aprendizes, foi citada a Lei Maria da Penha que tem peso significativo na proteção aos direitos da mulher no que diz respeito à violência doméstica.
A palestrante esclareceu que existem várias formas de violência doméstica e familiar contra a mulhar, dentre outras, a física, a psicológica, a sexual, a patrimonial e a moral.
"Os dados são alarmantes, pois uma mulher é vítima de estupro a cada nove minutos e uma pessoa trans ou gênero-diversas é assassinada a cada dois dias. Três mulheres são vítimas de feminicídio todo dia e uma mulher registra agressão sob a Lei Maria da Penha a cada 2 minutos", destacou a doutora Isabel Rodrigues.
Com a participação ativa de várias turmas de aprendizes que asistiram a palestra tanto no formato presencial, na sede administrativa do CIEE/MG, quanto por meio da transmissão online, além de instrutores e colaboradores da instituição, a palestra foi bastante elogiada.
"Sempre digo que não existe mulher que gosta de apanhar. O que existe é a mulher humilhada demais para denunciar. Muitas vezes ela está machucada demais para reagir ou com medo demais para acusar. Também existem aquelas que são pobres demais para ir embora. Assim, quem identifica uma situação de violência doméstica tem o dever de denunciar e existem diversos canais pelos quais isso pode ser feito", complementou Isabel.
URGÊNCIAS 190: Polícia Militar 180: Central de Atendimento à Mulher 153: Guarda Municipal 193: Corpo de Bombeiros 192: SAMU |
DELEGACIA ESPECIALIZADA DE ATENDIMENTO À MULHER (DEAM) Avenida Barbacena, nº 288 - Barro Preto, Belo Horizonte - MG | 24h – todos os dias CASA DA MULHER MINEIRA Avenida Augusto de Lima, 1845 De seg a sex, de 08 às 18h |
NUDEM (DEFENSORIA PÚBLICA) Rua Araguari, nº 210, Barro Preto, Belo Horizonte - MG | atendimentonudem@defensoria.mg,def.br PROMOTORIA DA MULHER Avenida Alvares Cabral, 1881, Santo Agostinho Belo Horizonte/MG De seg a sex, de 09 às 17h DELEGACIA VIRTUAL delegaciavirtual.sids.mg.gov.br |