Aprendizes participam de palestra sobre valorização da vida e conscientização sobre a prevenção do suicídio
No dia 16 de Setembro, aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) participaram de um momento de troca de informações e experiências sobre a importância da campanha Setembro Amarelo que visa a conscientização e a prevenção do suicídio, bem como a valorização da vida.
A atividade foi coordenada pela instrutora de aprendizagem, Carla Ferreira, com a participação de aprendizes capacitação presencial em Belo Horizonte e remota em Montes Claros.
Pedro Henrique, aprendiz da capacitação EAD de Montes Claros, apresentou, de forma remota, conteúdo previamente preparado sobre a importância de reduzirmos a estigma associada às doenças mentais, a promoção de diálogos abertos sobre saúde emocional e o incentivo a busca de ajuda, mostrando a possibilidade de superar todas as dificuldades.
Além dos conteúdos acima, Pedro Henrique trouxe informações sobre redes de apoio para buscar ajuda, como por exemplo, o Centro de Valorização da Vida (CVV), disponível 24 horas para suporte emocional. Ter amigos e se manter próximo dos familiares pode fazer uma grande diferença em momentos de dificuldade e crise. A ajuda de profissionais da saúde, como psicólogos, pode fazer grande diferença para a promoção do bem-estar emocional dos outros.
De acordo com Carla Ferreira, esta foi uma oportunidade valiosa de diálogo e conscientização sobre saúde mental e prevenção de suicídio. “Foi um momento em que os aprendizes aprenderam, interagiram e reconheceram seus potenciais”, destacou.
Atendimento Psicológico - O CIEE/MG oferece aos Estagiários e Aprendizes, assistência psicológica por meio de um canal de teleatendimento. O objetivo dessa assistência é prestar apoio e orientação psicológica, tendo como finalidade assessorar o segurado que estiver em situação de forte impacto emocional tais como: perdas, luto, acidente, doenças graves, envolvimento com álcool e drogas, assalto, roubo, aposentadoria e envelhecimento. Tem o propósito de abordar e aliviar a situação-problema vivenciada pelo segurado e/ou seus dependentes.
Secom – CIEE/MG
Diálogo entre os aprendizes sobre Saúde Mental